Publicidade
Brasil

Brasília é a única cidade brasileira em lista internacional de lugares para visitar em 2024

Entre as cinco primeiras recomendações, aparecem as cidades de Paris, na França

Imagem da noticia Brasília é a única cidade brasileira em lista internacional de lugares para visitar em 2024
• Atualizado em
Publicidade

O jornal americano "The New York Times" fez uma lista com 52 destinos do mundo em alta para os turistas, em 2024. Brasília é o único lugar do Brasil que apareceu no levantamento.

Chamado carinhosamente de "quadradinho", o distrito planejado no centro do país ficou na 32ª posição da lista.

Entre as cinco primeiras recomendações, aparecem as cidades de Paris, na França. Maui, no Havaí, além de vinhedos e vulcões na Nova Zelândia.

Brasília foi descrita como uma região ofuscada por destinos mais extravagantes, como Rio de Janeiro e Salvador, mas que merece ser explorada. Um dos destaques é a disposição e a arquitetura pouco usual dos prédios públicos do centro da capital, onde se instalam, segundo a publicação, edifícios futuristas, espelhos d'água e arcos.

"Com certeza, Brasília é referência na arquitetura modernista. Temos prédios que são verdadeiras obras de arte a céu aberto. Não à toa é um dos patrimônios mundiais da Unesco. Estamos no coração da política do Brasil, onde as pessoas podem conhecer de perto toda essa estrutura, com visitações ao Congresso Nacional, ao Itamaraty, por exemplo. Temos ainda o Lago Paranoá, que é o maior lago artificial despoluído do mundo, além de sermos vizinhos de importantes atrativos", afirma Ana Carla Machado Lopes, secretária-executiva do Ministério do Turismo.

A possibilidade de conhecer bem de perto toda essa estrutura do poder ganhou mais força nesta semana, quando grades que barravam a entrada de pessoas foram retiradas da Esplanada, junto das sedes dos Três Poderes, no coração de Brasília. E tem mais novidade: a visitação Palácio do Planalto será retomada neste domingo.

O secretário de Turismo do Distrito Federal, Cristiano Araújo, diz que o destaque à capital federal é também resultado do trabalho em divulgar Brasília pelo mundo.

"Temos investido em muita promoção internacional. Brasília hoje é uma cidade segura, é uma cidade acessível. Temos o segundo aeroporto do país, conectado a todas as capitais, ampliamos muito o número de voos estrangeiros no decorrer desses últimos anos" afirma.

Mas não é só da arquitetura imponente que vive o turismo de Brasília. A gastronomia e as belezas naturais da região também são diferenciais.

"Acho que essa surpresa é para quem não conhece Brasília, porque tem uma variedade muito grande, cultural, arquitetónica, e a gente tem um foco muito no turismo de natureza e é base para algumas destinos que a gente trabalha", afirma Gian Valias, dono de uma operadora de turismo.

Publicidade

Assuntos relacionados

Brasília
Turismo
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade