Brasil tem novo local reconhecido como Patrimônio Natural Mundial; saiba qual
Eleito pela Unesco, Vale do Peruaçu, no Norte de Minas Gerais, abriga registros humanos de 12 mil anos atrás; conheça outros oito patrimônios naturais do país

com informações do Estado de Minas
O conjunto de sítios arqueológicos do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, situado entre os municípios de Januária, Itacarambi e São Joao das Missões, no Norte de Minas, foi reconhecido Patrimônio Natural Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
+ Conheça outros oito Patrimônios Naturais da Humanidade no Brasil
A votação que aprovou a concessão do título internacional ao acervo de grutas, cavernas e pinturas rupestres do Cânion do Rio Peruaçu ocorreu em Paris, neste domingo (13), durante 47ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. A decisão foi unânime, com os votos favoráveis dos 22 integrantes do comitê.
Cavernas do Peruaçu
O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu é um lugar em que belas paisagens e cavernas colossais ganham companhia de arte rupestre pré-histórica, em sítios arqueológicos milenares de importância internacional. Na linguagem dos indígenas que historicamente habitam a região, "peru" significa buraco ou fenda e "açu", grande, numa referência aos cânions e cavernas de rocha calcária que podem ser observados no vale do rio de mesmo nome.
Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, a Unidade de Conservação foi criada em 1999, e tem uma área de 56.448 hectares. O parque foi estruturado recentemente e tem trilhas, mirantes e passarelas de proteção a sítios arqueológicos. Para conhecer, é necessário ter um guia treinado e credenciado pelo ICMBio.
Patrimônios mineiros e brasileiros
Minas Gerais já é o estado brasileiro com maior quantidade (quatro) de títulos de patrimônio cultural da humanidade conferidos pela Unesco: os Centros Histórico de Ouro Preto e de Diamantina, o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. Com o reconhecimento do Cânion do Peruaçu, o estado tem o seu primeiro título de patrimônio natural.
Agora, o Brasil passa a contar com 24 bens titulados pela Unesco, sendo 15 como patrimônio cultural e nove como patrimônio natural.