Brasil

Brasil se prepara para sediar COP30 com Amazônia no centro das negociações

Evento a ser realizado em Belém (PA) será 'vitrine' do Brasil para o mundo e deve reforçar a presença diplomática e ambiental do país no cenário global

Publicidade

O Brasil vai sediar a COP30 — a 30ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima — entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, em Belém (PA). O evento marca a primeira vez que a conferência será realizada num ambiente amazônico, com destaque para o bioma que exerce papel crucial no equilíbrio climático global.

Na COP30, líderes de mais de 160 países se reunirão para discutir as mais diversas pautas. As principais são: a revisão de metas de emissões e alinhamento ao acordo de 1,5 °C; a preservação de florestas; o uso sustentável da biodiversidade e energias renováveis no Brasil; e a justiça climática e inclusão social, especialmente para populações vulneráveis no Brasil e na Amazônia.

+Lula diz que COP30 não será do “luxo” e dormirá "num barco" após problemas de hospedagens em Belém

A escolha de Belém como sede do evento reflete a relevância da Floresta Amazônica para os temas centrais da conferência: regulação do regime de chuvas, sequestro de carbono e biodiversidade. Segundo o governo federal, é uma oportunidade para o Brasil "liderar pelo exemplo" na agenda climática.

A COP30 é vista como uma "vitrine" do Brasil para o mundo, que deve reforçar a presença diplomática e ambiental do país no cenário global. Ao mesmo tempo, é também uma chance de captar investimentos em tecnologia limpa, energias renováveis e economia de baixo carbono.

Infraestrutura e logística serão os principais desafios da preparação do evento. Belém trabalha para assegurar hospedagem, acessos e meios para delegações e participantes de mais de 190 países. Será preciso ampliar leitos, transporte, segurança e tecnologia para atender ao fluxo internacional estimado.

Publicidade

Assuntos relacionados

COP30
ONU
clima
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade