BBC questiona recorde de público em show de Lady Gaga em Copacabana
Segundo a fórmula usada pela emissora britânica, o público real teria sido bem menor do que o divulgado pela Prefeitura do Rio de Janeiro
Léo Sant'anna
A cantora americana Lady Gaga entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, após levar 2,2 milhões de pessoas à praia de Copacabana, segundo a Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi o maior público de uma artista feminina em todo o mundo.
Nesta semana, mais de dois meses após o show, a rede de televisão britânica BBC colocou em dúvida os números oficiais, o que causou polêmica na internet.
De acordo com a emissora, para concentrar tanta gente assim, seria preciso ocupar toda a faixa de areia, de ponta a ponta – e não apenas 140 mil metros quadrados, como mostraram as imagens feitas durante a apresentação.
Segundo a fórmula usada pela BBC, o público real teria sido bem menor: 660 mil pessoas.
+ Prepare o bolso: segunda metade de 2025 terá avalanche de shows internacionais no Brasil
+ Fernanda Torres e mais 9 brasileiros são convidados a votar no Oscar
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, não perdeu tempo e se pronunciou. Aproveitando um encontro com a embaixadora britânica, Stephanie Al-Qaq, ele explicou a equação que resultou no recorde, levando em conta elementos como a densidade demográfica.
Segundo Paes, os cariocas tendem a ficar muito próximos uns dos outros. Ele disse que a embaixadora acabou concordando com o cálculo e brincou: “BBC, nunca desafie a matemática carioca”.
Uma referência no cálculo de multidões é a Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadores utilizam um programa de computador chinês, que analisa fotos em alta resolução feitas por drones.
"O drone tira fotos aéreas em 90 graus. Essas fotos são colocadas em sequência, formando uma imagem contínua da multidão. E a gente tem um software para identificar cabeças", explica o professor Pablo Ortellado, da EACH-USP.
"O número é tão fabuloso que não tem como ser aquilo", completou o especialista.