Avião da Boeing que perdeu porta em pleno voo é suspenso no Brasil
Segundo a Anac, apenas uma companhia aérea fazia o uso do tipo de aeronave; Copa Airlines anunciou interrupção
O uso da aeronave Boeing 737 Max 9 está suspenso no Brasil. A interrupção do uso do tipo de avião foi decretada pela Copa Airlines, após uma aeronave do modelo perder a porta em pleno voo nos Estados Unidos. Com a decisão, o tipo de avião deixa de estar em funcionamento no país, conforme anunciou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), neste domingo (7.jan).
+ Autoridades determinam suspensão do uso do Boeing 737 Max nos EUA
O modelo Boeing 737 Max 9 era utilizado em trajetos internacionais no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, em operações da Copa Airlines. De acordo com a agência, a empresa é a única que faz rotas com o tipo de aeronave no país.
"A empresa aérea já anunciou a suspensão das atividades com a aeronave para a revisão técnica necessária até que haja a liberação para retorno ao serviço", afirma a Anac, em nota.
A agência também afirma que a decisão da Copa Airlines faz com que não seja necessário uma decisão adicional por parte do governo. E que segue em acompanhamento das investigações junto à Federal Aviation Administration (FAA), autoridade de aviação dos Estados Unidos.
Também por nota, a Copa Airlines afirma ter iniciado a inspeção de 21 aviões do tipo, que fazem parte dos voos da companhia. A medida estabelece possibilidade de retomada em 24h, além da previsão de mudanças de itinerário que antes utilizavam a aeronave. “A Copa já iniciou as inspeções técnicas e espera que essas aeronaves retornem à programação de voos de forma segura e confiável nas próximas 24 horas”, afirma.
Acidente com Boeing
A decisão veio após um avião da companhia Alaska Airlines, do modelo Boeing 737 Max 9, precisar fazer um pouso de emergência devido à abertura de uma porta durante o voo. Segundo a companhia, o incidente ocorreu minutos depois da decolagem, na sexta-feira (5.jan), em Portland, nos Estados Unidos. Apesar do susto em voar 15 minutos com a porta aberta, nenhum dos 171 passageiros ou seis tripulantes ficou ferido. Veja imagem: