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Brasil

Auxílio reconstrução: afetados pelas enchentes no RS devem confirmar dados a partir desta segunda-feira

O pagamento dos R$ 5.100 será feito via PIX em uma única parcela, que só será transferida quando os dados forem validados

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Moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas cheias poderão confirmar os seus dados para receber os R$ 5.100,00 do Auxílio Reconstrução a partir desta segunda-feira (27).

Essa verificação deverá ser feita no site gov.br e é destinada às famílias que tiveram que sair de suas casas, de forma temporária ou definitiva, em meio às enchentes que atingiram o estado.

O pagamento será feito via PIX em uma única parcela, que só será transferida quando os dados forem confirmados e validados. Esta ajuda financeira servirá para a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam em decorrência das enchentes.

Após a confirmação das informações pelo cidadão, os dados da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para conferência e pagamento, em 48 horas, na conta do responsável familiar cadastrado.

Até o momento, estão contemplados pelo Auxílio Reconstrução 369 municípios gaúchos que tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, conforme a lista divulgada pelo órgão.

Passo a passo

As famílias contempladas pelo benefício são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais atingidas pelas enchentes no estado e identificadas pelas prefeituras. O auxílio é destinado às que tiveram perdas de bens e/ou que deixaram suas casas, de forma temporária ou definitiva. O benefício não alcança proprietários de comércios que sofreram danos.

Os municípios enviam para o governo federal os dados das famílias desalojadas, informando seus membros e o endereço completo. Depois, a pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no gov.br.

Após a confirmação, os dados são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que vai efetuar o pagamento em uma conta já existente ou vai abrir uma poupança para o beneficiário.

Caso haja erro de cadastro, os cidadãos deverão procurar o mais rápido possível a prefeitura para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome.

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