Auxílio reconstrução: afetados pelas enchentes no RS devem confirmar dados a partir desta segunda-feira
O pagamento dos R$ 5.100 será feito via PIX em uma única parcela, que só será transferida quando os dados forem validados
Moradores do Rio Grande do Sul atingidos pelas cheias poderão confirmar os seus dados para receber os R$ 5.100,00 do Auxílio Reconstrução a partir desta segunda-feira (27).
Essa verificação deverá ser feita no site gov.br e é destinada às famílias que tiveram que sair de suas casas, de forma temporária ou definitiva, em meio às enchentes que atingiram o estado.
O pagamento será feito via PIX em uma única parcela, que só será transferida quando os dados forem confirmados e validados. Esta ajuda financeira servirá para a compra de móveis, eletrodomésticos e utensílios que as famílias perderam em decorrência das enchentes.
Após a confirmação das informações pelo cidadão, os dados da família beneficiária serão enviados à Caixa Econômica Federal para conferência e pagamento, em 48 horas, na conta do responsável familiar cadastrado.
Até o momento, estão contemplados pelo Auxílio Reconstrução 369 municípios gaúchos que tiveram o estado de calamidade pública ou a situação de emergência reconhecidos pela Defesa Civil Nacional até 15 de maio, conforme a lista divulgada pelo órgão.
Passo a passo
As famílias contempladas pelo benefício são aquelas residentes em áreas urbanas e rurais atingidas pelas enchentes no estado e identificadas pelas prefeituras. O auxílio é destinado às que tiveram perdas de bens e/ou que deixaram suas casas, de forma temporária ou definitiva. O benefício não alcança proprietários de comércios que sofreram danos.
Os municípios enviam para o governo federal os dados das famílias desalojadas, informando seus membros e o endereço completo. Depois, a pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no gov.br.
Após a confirmação, os dados são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que vai efetuar o pagamento em uma conta já existente ou vai abrir uma poupança para o beneficiário.
Caso haja erro de cadastro, os cidadãos deverão procurar o mais rápido possível a prefeitura para corrigir dados, como CPF, endereço ou nome.