Armando Freitas Filho, um dos principais poetas brasileiros, morre aos 84 anos
Escritor e pesquisador, o carioca faleceu devido a "complicações de saúde". Ele venceu diversos prêmios literários, se tornando expoente da escrita poética
Aos 84 anos, o escritor Armando Freitas Filho, considerado um dos maiores poetas do Brasil, morreu nesta quinta-feira (26) no Rio de Janeiro. Vencedor de diversos prêmios literários, o carioca faleceu devido a "complicações de saúde". A informação foi confirmada pela sua editora, a Companhia das Letras.
+Caso Diddy: saiba quais são as acusações contra o rapper Nascido no Rio de Janeiro, em 1940, Armando Freitas iniciou sua trajetória literária em 1963, com o lançamento de Palavra, marco inicial de um projeto poético que viria a reunir cerca de 15 livros. Ele foi pesquisador da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Biblioteca Nacional, além de ter atuado como assessor no Gabinete da presidência da Funarte. Entre suas obras literária, estão os livros Palavra (1963), À mão livre (1979) e 3x4 (1985). Este último venceu o prêmio Jabuti. O escritor também foi contemplado, em 2016, com o prêmio Rio de Literatura, da Associação Paulista de Críticos de Arte. Sua obra poética foi reunida em Máquina de escrever (Nova Fronteira, 2003).
Além da esposa, o artista deixa dois filhos, Carlos e Maria, e dois netos, Lia e Max.