Arlindo Cruz recebe alta duas semanas após ser internado por quadro de bradicardia; entenda doença
Sintomas da doença costumam aparecer quando ritmo cardíaco fica lento
Iris Tavares
O sambista Arlindo Cruz, de 65 anos, recebeu alta no final da tarde de segunda-feira (6) duas semanas depois de ser internado para tratar um quadro de bradicardia, quando o coração bate menos de 50 vezes por minuto. Os sintomas da doença cardíaca são diversos e costuma ser mais frequente em pacientes na terceira idade.
Na época da internação, a esposa de Arlindo Cruz, Babi Cruz, disse o cantor não precisou ser encaminhado para o Centro de Terapia Intensiva (CTI) e ficou em uma semi-intensiva, destinada a pacientes que exigem cuidados intensos.
Ao SBT News, a cardiologista Ana Luiza Moreno explica que bradicardia é o termo utilizado quando o coração funciona de forma lenta.
"Os batimentos considerados normais, em repouso, variam entre 50 e 100 batimentos por minuto (bpm). A bradicardia acontece quando o coração bate menos que 50 bpm. Ela pode ser fisiológica, ou seja, quando é natural do paciente, por exemplo, como consequência de bom condicionamento físico. Também pode ocorrer secundaria ao uso de medicamentos. Ou pode ser patológica, quando indica uma doença no sistema de condução elétrica do coração", explica a médica.
Sintomas da bradicardia:
- Cansaço excessivo;
- Fraqueza;
- Tontura;
- Falta de ar;
- Dores no peito;
- Desmaios;
- Confusão mental.