Brasil

Araras-azuis-de-lear e micos-leões-dourados traficados são repatriados

Micos-leões estavam desnutridos, com sinais de intoxicação por óleo de motor, enquanto as araras aparentavam estresse; espécies são protegidas por risco de extinção

S
SBT News
28/02/2024, 04:28 • Atualizado em 28/02/2024, 10:19
compartilhar
Araras-azuis-de-lear e micos-leões-dourados traficados são repatriados

Uma força-tarefa que envolveu autoridades togolesas, a Polícia Federal, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Ministério das Relações Exteriores, trouxe 12 araras-azuis-de-lear e 17 micos-leões-dourados de volta ao Brasil. Os animais foram traficados e estavam em um veleiro, na cidade de Lomé, capital do Togo, na África Ocidental.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com nota da Polícia Federal, trata-se de um uruguaio, um surinamês, um brasileiro e um togolês. Os quatro homens estavam a bordo da embarcação brasileira que transportava os animais, com destino a cidade de Benim. No dia 12 de fevereiro, eles foram abordados pelas autoridades na costa africana, e presos em flagrante pela posse de espécies protegidas por risco de extinção.

As duas espécies não podem ser comercializadas conforme previsto pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites).

No resgate, os animais foram transportados para a Embaixada do Brasil em Lomé, onde receberam cuidados de veterinários do Ibama enviados à África com o objetivo de assegurar a sobrevivência. Conforme os profissionais, os micos-leões estavam desnutridos, com sinais de intoxicação por óleo de motor, enquanto as araras aparentavam estresse. Os animais apresentaram melhoras, e no dia 24 de fevereiro, voltaram ao Brasil.

As araras foram encaminhadas nesta terça-feira (27) para a Estação Quarentenária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em Cananéia (SP), onde o Ibama avaliará a necessidade de marcação das aves com anilhas. Já os micos cumprirão quarentena em um centro de recuperação de animais e deverão ser identificados por microchips.

O trabalho conjunto, que deu início às investigações sobre o tráfico de animais, recebeu o nome de Akpé, que significa “obrigado”, na língua Jeje falada no Togo, em agradecimento aos esforços da polícia local.

Com informações da Agência Brasil.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Imagem da notícia: Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Prefeitura de SP abre consulta para privatizar kartódromo

Imagem da notícia: Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Trump cancela ataque ao Irã e anuncia avanço em acordo

Imagem da notícia: Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Pentágono é fechado por segurança após vazamento

Imagem da notícia: Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Desmatamento da Amazônia cai 61,4% em maio, diz Inpe

Últimas notícias

Lula sugere que Trump não se comporta de "forma civilizada"

Presidente reage a críticas dos EUA sobre desmatamento durante divulgação de dados do Inpe; "A gente não quer briga, a gente quer respeito", disse

Ex-auditor acusado de fraudes no ICMS em SP é preso de novo

Artur Gomes da Silva Neto havia sido liberado da prisão na quarta-feira (3) após mais de nove meses na cadeia

Dados de desmatamento serão mostrados aos EUA, diz ministro

Titular do Ministério do Meio Ambiente afirma que governo Lula "poderia ter usado o mecanismo de reação, mas tem pregado o diálogo"

Abertura da Copa tem show de estrela de novelas do SBT

Belinda, cantora e atriz de "Cúmplices de um Resgate" e "Amigos para Sempre", se apresenta na cerimônia de abertura do torneio; relembre carreira

Copa: 4 pessoas que pintavam rua são atropeladas em Belém

Motorista teria avançado por trecho interditado e ignorado orientações de desvio; influenciador Daniel “Pam Pam” e tio estão entre os atingidos

Quaest: 56% não acreditam no hexa da Seleção na Copa

Índice de pessimistas caiu 12 pontos em relação à pesquisa feita em abril; o percentual de quem acredita na sexta estrela subiu de 25% para 35%