Aplicativo do governo tem 3,8 mil celulares bloqueados em uma semana
Estado de São Paulo lidera pedidos, seguido pelo Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e Minas Gerais
O Programa Celular Seguro, lançado pelo Governo Federal, teve 3.896 celulares bloqueados em uma semana. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública à Agência Brasil, 1.658 alertas foram emitidos por roubo, 1.154 por furto, 801 por perda e 283 por motivos diversos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O Estado de São Paulo lidera os pedidos de bloqueio (1.011), seguido pelo Rio de Janeiro (453), Pernambuco (286), Bahia (272) e Minas Gerais (259).
O Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda mostrou que 700.697 acessaram o aplicativo Celular Seguro desde o último dia 19 de dezembro. Destes, 513.098 registram os números das linhas telefônicas que gostaria que fossem bloqueadas remotamente. Este bloqueio pode ser feito pela própria vítima via site do Celular Seguro ou com a indicação de alguém de confiança, após a vinculação do CPF da pessoa. No período de uma semana, 467,8 mil CPFs já haviam sido cadastrados.
É importante lembrar que não existe o bloqueio temporário. Depois que o aparelho foi inutilizado, em caso de recuperação, será necessário entrar em contato com a operadora de telefonia e demais parceiros do programa, como bancos e aplicativos, para reaver o acesso.