Apagão atinge todos os estados do país e o DF após incêndio no Paraná
Principais estados afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná

Gabriela Vieira
Um incêndio em um reator da Subestação de Bateias na madrugada desta terça-feira (14), no Paraná, provocou um apagão que atingiu todos os estados brasileiros e o Distrito Federal (DF).
Segundo informou o Operador Nacional do Sistema (ONS), os principais estados afetados foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. "Entretanto todos os estados, em alguma proporção, foram afetados ainda que em mínimo corte de carga", afirmou o operador.
+Aneel cobra explicações sobre apagão e fará inspeção em subestação atingida por incêndio no Paraná
O operador disse que o incêndio afetou os quatro subsistemas do Sistema Interligado Nacional (SIN): Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Em relação ao apagão, ele ocorreu por volta de 00h30 e durou cerca de cinco minutos na maioria dos locais, como São Paulo. De acordo com a Enel, 937 mil pessoas foram afetadas pelo apagão no estado.
Em outros, como no Rio de Janeiro, os imóveis ficaram sem luz por 1 hora. No estado, cerca de 280 mil clientes foram impactados.
Assim que o ONS identificou a situação, o operador seguiu com uma "ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões".
"O retorno dos equipamentos e a recomposição das cargas se deu de maneira segura, logo nos primeiros minutos, sendo que em até 1h30min todas as cargas das Regiões Norte, Nordeste, Sudeste/Centro - Oeste foram restabelecidas. As cargas da Região Sul foram recompostas totalmente por volta de 2h30min após a ocorrência", acrescentou a ONS.