Apagão atinge Acre e Rondônia por quatro horas
Falha aconteceu às 16h47 e só foi completamente corrigida por volta das 21h, de acordo com o Ministério de Minas e Energia
Carolina Freitas
Os Estados de Acre e Rondônia enfrentam nesta quinta-feira (22) um apagão de energia elétrica com duração de cerca de 4 horas. A ocorrência foi confirmada pela distribuidora responsável pelo fornecimento de energia nos dois Estados, a Energisa, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Ministério de Minas e Energia.
A falha começou às 16h47. Às 19h30, o ONS informou que 70% da carga de energia elétrica para a região tinha sido restabelecida. Por volta das 21h, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, 100% do abastecimento estava normalizado.
A Energisa informou que o corte no abastecimento foi causado por um evento externo ao Sistema Interligado Nacional. A distribuidora e equipes da ONS trabalham para restabelecer o serviço "no menor tempo possível".
Segundo a ONS, houve perda do sistema de transmissão em corrente contínua do Complexo Madeira e do sistema de transmissão que interliga Acre e Rondônia ao sistema nacional.
A recomposição começou às 17h10, pelas subestações de Pimenta Bueno e Ji-Paraná.
A ONS informou que aguarda informações da distribuidora local para analisar a causa do apagão.
Governo federal cria sala de situação
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, criou uma sala de situação para lidar com o apagão. Participam representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do corpo técnico do ministério.
O objetivo é acelerar a recomposição do sistema e acompanhar a investigação do caso.
Em nota, o Ministério de Minas e Energia informou que "as condições de atendimento do sistema elétrico brasileiro permanecem confiáveis em todo território nacional".
(Com Murilo Fagundes, de Brasília)