Anatel confirma criação de novo sistema de alerta de emergências até dezembro para Sul e Sudeste
Atualmente em fase de testes pela Defesa Civil, procedimento deve começar a funcionar justamente quando chuvas de verão atingem regiões
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prepara um novo sistema de alerta de emergências no Brasil, que deve ser implementado até dezembro para todos os estados de Sul e Sudeste, justamente quando começa o verão no país e as regiões tendem a ser as mais afetadas pelas chuvas.
Neste momento, como confirmado pelo SBT News, o novo procedimento (chamado de cell broadcast) está em fase de testes pela Defesa Civil em alguns municípios. Os novos alertas serão no formato pop-up, quando a mensagem sobrepõe o que está sendo exibido na tela, além de emitir sinais sonoros.
Qualquer celular no perímetro acionado que possui cobertura móvel (4G ou 5G) receberá o sinal. A agência não informou previsões sobre a cobertura nacional.
Atualmente, os alertas de emergências são emitidos via texto, SMS, quando o CEP da região em alerta e o número telefônico estão relacionados em banco de dados da Anatel (o que continuará funcionando). Após a implementação, não será necessário nenhum tipo de vínculo entre dados.
"Diferentemente das notificações via SMS, que chegam gradativamente aos usuários, as mensagens de texto do cell broadcast são recebidas quase que instantaneamente por todos os usuários. O conteúdo desses alertas continuará sob a responsabilidade dos órgãos competentes, como a Defesa Civil", informou a agência em nota técnica, publicada inicialmente em 2017 e atualizada em 2023.
"Tais órgãos poderão optar por diferentes modos de alerta, sendo que o modo mais intrusivo dispara notificações com sinais sonoros e vibrações nos smartphones e exige que o usuário confirme a visualização do alerta para cessar a notificação", continuou.