Enchentes no RS: Guaíba fica abaixo de 4 metros pela primeira vez em 18 dias
Região sul do estado tem alerta para tempestades nesta quarta-feira
O lago Guaíba, no Rio Grande do Sul (RS), voltou a registrar baixa no nível de água. Segundo a última medição, feita na madrugada desta quarta-feira (22), o nível baixou a 3,93 metros no Cais Mauá. Essa é a primeira vez que a medição fica abaixo dos 4 metros desde o dia 3 de maio, quando as enchentes começaram a piorar no estado.
Apesar da queda no nível de água, o cenário ainda é preocupante. Isso porque o nível permanece quase 1 metro acima da cota de inundação, que é de 3 metros.
Especialistas do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) apontam que o Guaíba ficará com cheia duradoura, com redução lenta dos níveis. Pancadas de chuva, como esperado neste fim de semana, devem prolongar o período de cheia, podendo, até mesmo, levar a um segundo alerta de enchente.
+ Rio Grande do Sul chega a 161 mortos por causa das chuvas
“Como o nível estará caindo até quinta-feira [23], o segundo repique vai se iniciar com nível quase um metro abaixo do que no último. O vento Sul, no entanto, vai deixar as águas revoltas, fazendo com que as condições em vários pontos da orla da lagoa se assemelhem a de uma maré de tempestade no mar, o que trará inundações”, prevê a MetSul.
Previsão do tempo
O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo, nesta quarta-feira (22), para tempestades que podem ocorrer na região sul do Rio Grande do Sul. Desde terça-feira (21), o avanço de uma frente fria, associada a uma forte massa de ar frio de origem polar, voltou a intensificar a chuva na região e derrubou as temperaturas. As instabilidades inicialmente afetam áreas como o Sudoeste, Sudeste e Centro Ocidental gaúcho. Estão previstas chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos, que podem chegar a 100 km por hora. Há, ainda, possibilidade de queda de granizo.