Alerta laranja: Sudeste tem previsão de tempestade com granizo e ventos fortes
Seis estados brasileiros estão em alerta, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia

SBT News
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja nesta terça-feira (2) para risco de tempestade em algumas regiões do Brasil. Os estados e respectivas regiões que podem sofrer com granizo e ventos de até 100 km/h são:
- São Paulo: Campinas; Bauru; Piracicaba; Ribeirão Preto; Macro Metropolitana Paulista; Metropolitana de São Paulo; São José do Rio Preto; Vale do Paraíba Paulista; Litoral Sul Paulista; Assis; Marília; Itapetininga.
- Minas Gerais: Oeste de Minas; Sul/Sudoeste de Minas; Campo das Vertentes; Central Mineira; Metropolitana de Belo Horizonte; Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba; Vale do Rio Doce; Zona da Mata.
- Paraná: Norte Pioneiro Paranaense; Sudeste Paranaense; Centro Oriental Paranaense; Norte Central Paranaense; Metropolitana de Curitiba; Centro-Sul Paranaense.
- Santa Catarina: Norte Catarinense; Vale do Itajaí; Oeste Catarinense.
- Espírito Santo: Central Espírito-santense; Sul Espírito-santense; Litoral Norte Espírito-santense; Noroeste Espírito-santense.
- Rio de Janeiro: Sul Fluminense; Noroeste Fluminense; Norte Fluminense; Baixadas; Metropolitana do Rio de Janeiro; Centro Fluminense.
O alerta é válido até quarta-feira (3), quando novas avaliações serão feitas. Por conta do potencial volume de chuva, o órgão diz que pode haver queda na energia elétrica, alagamentos e deslizamentos de terra.
A orientação do Inmet é seguir as normas de segurança da Defesa Civil, como evitar permanecer debaixo de árvores, desligar aparelhos eletrônicos e se manter abrigado.
O que é alerta laranja?
O órgão do governo analisa as informações meteorológicas e classifica os resultados em três categorias: alerta amarelo para perigo potencial, alerta laranja para perigo, e alerta vermelho, a mais grave, que indica grande perigo.
Previsão do tempo
Depois de um fim de semana de forte calor, a temperatura em São Paulo pode ficar mais amena. Até sexta-feira (5), a máxima não deve passar de 27°C. No Rio de Janeiro, o cenário é semelhante, com os cariocas enfrentando um tempo um pouco mais firme.
Em Minas Gerais e Santa Catarina, o sol aparece até pelo menos sexta. Na região do Paraná é onde o calor alcança a maior temperatura até o fim de semana, com os termômetros batendo 30°C.
O Paraná é a única região que vai ter clima frio. A máxima não passa de 20°C ao longo da semana.







