Publicidade
Brasil

SBT News na TV: Afundamento de solo por causa de minas da Braskem, em Maceió, pode resultar em CPI

Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta 3ª feira (05.dez)

Imagem da noticia SBT News na TV: Afundamento de solo por causa de minas da Braskem, em Maceió, pode resultar em CPI
bairro esvaziado em maceio
• Atualizado em
Publicidade

O ritmo de afundamento do terreno arredor da mina de sal-gema da Braskem, em Maceió, voltou a acelerar, nesta 2ª feira (04.nov). Em cinco dias, o solo já afundou 1,77 metro na região, e moradores precisaram deixar suas casas. As defesas civis do Estado de Alagoas e do município, no entanto, divergem sobre o risco de colapso: enquanto a primeira alega que o material da própria mina está preenchendo a cavidade, a segunda sustenta que o desabamento pode acontecer.

Mais cedo, o prefeito da capital alagoana, João Henrique Caldas, esteve em Brasília, e amenizou a velocidade do afundamento. "Nós chegamos em algumas horas a 5 centímetros de afundamentos. Agora, temos 0,25 centímetros, o menor patamar desde o dia 28 de novembro, quando tivemos o segundo grande tremor", ele declarou aos jornalistas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Enquanto isso, no Senado, parlamentares avaliam a possível instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades sobre o colapso da mina 18 da Braskem. O requerimento foi apresentado, em outubro, pelo senador Renan Calheiros, e já conta com 45 assinaturas - o mínimo é de 27.

E ainda: os entraves ao acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. Em visita oficial à Alemanha, o presidente Lula afirmou que não irá desistir do tratado, apesar da oposição do presidente francês Emmanuel Macron. Nesta 2ª, Lula se encontrou com o chanceler alemão Olaf Scholz, em Berlim, onde assinou uma Declaração Conjunta de Intenções entre Brasil e Alemanha. 

Esses e outros assuntos que foram notícia ao longo desta 2ª feira você confere no SBT News na TV, com apresentação de Marcelo Casagrande, ao vivo, na tela do SBT e no canal do SBT News no YouTube.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade