Aumento de mortes de motociclistas em São Paulo é o maior em 8 anos
Entre setembro e outubro, foram registrados 442 óbitos em todo o estado, um crescimento de 14% na comparação com 2022
Rafael Batalha
Entre setembro e outubro de 2023, o estado de São Paulo registrou o maior aumento de mortes de motociclistas em acidentes de trânsito em oito anos. Os dados são do Infosiga e do SBT. Foram registrados 442 óbitos, um crescimento de 14% comparado com o mesmo período do ano passado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Na manhã deste sábado (2.dez), um policial da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) se envolveu em um acidente depois que a condutora do carro invadiu a pista contrária, em Osasco, na Grande São Paulo. O policial militar foi levado para o hospital em estado grave.
Para o diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, existe uma tendência natural do aumento do perigo para os motociclistas. "Os agravantes são a velocidade, o álcool, a droga e o celular. E esse celular está colocado diante dos olhos desse motociclista. Às vezes, até com fone de ouvido, em total desatenção", explica Dirceu Rodrigues Alves.
Na capital paulista, foram implantadas faixas exclusivas de moto em quatro das principais vias nos últimos anos. Nesses trechos, de acordo com a prefeitura, não houve registro de mortes de motociclistas em 2023. Bom para quem depende da moto para trabalhar. "Está ajudando bastante, sim, evitando bastante acidente. Está liberando a faixa também para a gente não ficar buzinando nos corredores, enchendo o saco dos motoristas de carro", diz o entregador Madson de Lima.
Nos próximos dias está prevista a implantação da faixa azul em outros três pontos da cidade de São Paulo.