Burnout, depressão e alcoolismo viram doenças relacionadas ao trabalho
Governo atualizou lista após 24 anos; relação passou de 182 para 347 patologias

SBT News
O Ministério da Saúde atualizou a lista de doenças relacionadas ao trabalho, após 24 anos. Na portaria, publicada no Diário Oficial da União desta 4ª feira (29.nov), foram incluídas 165 novas doenças que, segundo a pasta, "causam dano à integridade física ou mental do trabalhador".
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Entre as patologias incluídas na lista, estão problemas psicológicos, como o esgotamento -- também chamado de burnout --, os transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de álcool e episódios depressivos. Com a alteração, a lista passou de 182 para 347 doenças que podem ser relacionadas ao trabalho.
Outra novidade foi a inclusão da covid-19 -- caso o vírus tenha sido contraído no ambiente de trabalho -- e alguns tipos de cânceres.
Para Washington Barbosa, especialista em Direito Previdenciário, a atualização da lista de doenças do trabalho é importante porque é um reconhecimento oficial de nexo de casualidade, ou seja, o elo entre o trabalho que a pessoa exerce e o dano à saúde.
A lista foi apresentada aos profissionais da rede pública de saúde no 11º Encontro da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renastão), realizado desde a última 2ª feira, em Brasília.
Confira a lista completa aqui.