Publicidade
Brasil

SP: alunos do Ensino Médio realizam primeira edição do Provão Paulista nesta 4ª feira

Exame ofertará 15,3 mil vagas nas principais instituições públicas de ensino superior do estado

Imagem da noticia SP: alunos do Ensino Médio realizam primeira edição do Provão Paulista nesta 4ª feira
Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

Os alunos das escolas públicas do estado de São Paulo realizam, nesta 4ª feira (29.nov), a primeira edição do Provão Paulista. O exame será realizado, primeiramente, por estudantes da 3ª série do Ensino Médio, que terão a chance de concorrer a mais de 15,3 mil vagas nas principais instituições públicas de ensino superior do estado, a partir de 2024.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O provão será aplicado entre hoje e 5ª feira (30.nov). No primeiro dia de exame, os estudantes deverão realizar exames de linguagens e ciências da natureza, enquanto o segundo dia contará com questões sobre matemática, ciências humanas e sociais. Todas as provas serão aplicadas na própria unidade onde os alunos estudam.

Já na 6ª feira (1º.dez) e 2ª feira (4.dez), será a vez dos alunos da 1ª e 2ª série do Ensino Médio realizarem o exame. Neste caso, a nota da prova será cumulativa. Isso significa que quem está na 1ª série do Ensino Médio fará provas em 2024 e 2025 e todos os resultados serão contabilizados para que o estudante concorra às vagas nas universidades.

Ao todo, estima-se que 1,1 milhão de estudantes farão o Provão Paulista este ano, sendo 435,3 mil alunos da 1ª série, 395,9 mil da 2ª série e 356,2 mil da 3ª série do Ensino Médio. Estudantes de outros estados farão as provas na capital paulista, em locais definidos pela Secretaria da Educação. Todas as provas serão impressas.

+ SP: currículo escolar de 2024 terá mais tempo dedicado a matemática e português

As 15.369 vagas ofertadas são distribuídas nas seguintes universidades: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e nas Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs). A USP lidera o número de vagas, com 1,5 mil.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade