Capital paulista tem previsão de chuva em dia de greve dos transportes
Expectativa é de que chova a partir do início da tarde até a noite; veja como está o funcionamento das linhas do metrô e CPTM
Wagner Lauria Jr.
Em dia de greve que afeta os transportes em São Paulo, há também expectativa de chuva, acompanhada de trovoadas e rajadas de vento, em todas as regiões da cidade, a partir no início da tarde desta 3ª feira (28.nov). A precipitação deve se estender até a noite.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da capital, há risco potencial para queda de árvores, formação de alagamentos e elevação dos níveis de rios e córregos.
De acordo com o Climatempo, as pancadas de chuva podem acontecer a qualquer hora do dia e da noite. Já o Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) publicou um alerta para perigo potencial de chuvas intensas em diversos pontos do país, inclusive na capital paulista.
Sobre a greve
Funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp iniciaram à 0h desta 3ª feira (27.nov) uma greve na cidade de São Paulo, em oposição aos projetos de privatização do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). A paralisação afeta quatro linhas do Metrô (1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata) e cinco da CPTM (7-rubi, 10-turquesa, 11-coral, 12-safira e 13-jade). O governo do estado e a Prefeitura decretaram ponto facultativo na capital paulista. A cidade de São Paulo chegou a registrar 581 km de lentidão nas vias, 11 km a mais que a média de 570 km de trânsito no horário.
Metrô
Linha 1- Azul: funcionando de Tiradentes até Ana Rosa
Linha 2- Verde: Alto do Ipiranga até Clínicas
Linha 3-Vermelha: Bresser até Santa Cecília
Linha 15- Prata: fechada
CPTM
Linha 7- Rubi: funcionando de Luz a Caieiras com intervalo de 8 minutos
Linha 10- Turquesa: fechada
Linha 11-Coral: Luz até Guaianases com intervalo de 6 minutos
Linha 12- Safira: funcionamento integral com intervalo de 8 minutos
Linha 13- Jade: funcionamento integral com intervalo de 30 minutos
Rodízio de veículos
- A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) decidiu manter o rodízio de veículos durante todo o dia.
Ônibus
- Funcionam normalmente. Haverá um reforço nas linhas para amenizar a falta de transporte no Metrô e CPTM.
Funcionalismo público
- O governo e a Prefeitura de São Paulo decretaram ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital.
Restaurantes Bom Prato
- Vão funcionar normalmente.
Ambulatórios médicos
- As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais estarão suspensas. O serviço de reagendamento será garantido.
Escolas
- As aulas nas escolas estaduais estarão suspensas. A USP também vai seguir o ponto facultativo e não haverá aula.