Publicidade
Brasil

Devido à greve, governo de SP decreta ponto facultativo

Trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp devem fazer paralisar as atividades na 3ª feira (28.nov)

Imagem da noticia Devido à greve, governo de SP decreta ponto facultativo
greve na cptm e ponto facultativo
• Atualizado em
Publicidade

O Governo do Estado de São Paulo decretou ponto facultativo para minimizar os efeitos da greve anunciada pelos sindicatos dos trabalhadores do Metrô, CPTM e Sabesp, prevista para esta 3ª feira (28.nov). Os serviços públicos estaduais terão o expediente alterado.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
 
A greve dos trabalhadores não tem prazo para terminar. A mobilização é contra a privatização da Sabesp e de outros serviços essenciais. Outras pautas defendidas são o fim das terceirizações no Metrô e CPTM e o repúdio aos cortes na educação pública.

A medida do governo que oficializa o ponto facultativo será publicada no Diário Oficial do Estado e visa a reduzir os prejuízos à população, ao garantir a remarcação de consultas, exames e demais serviços que estavam agendados para a data da greve.

As linhas concedidas do Metrô e trens vão funcionar normalmente. São elas linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
 
Os serviços de segurança pública não serão afetados, assim como os restaurantes e postos móveis do Bom Prato, que vão continuar a oferecer normalmente as refeições previstas para 3ª feira (28.nov). 

As consultas em Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) da capital e em outras unidades de saúde estaduais terão seus reagendamentos garantidos, assim como nos postos do Poupatempo.

Por determinação da Justiça, 70% dos trens da CPTM deverão operar nos horários de pico e 50% nos demais períodos, sob pena diária de R$ 30 mil ao sindicato. O Governo de São Paulo também protocolou um pedido de tutela antecipada na Justiça contra a paralisação dos metroviários. 

O pedido do Metrô, que ainda aguarda decisão final do Judiciário, obriga a presença de 100% dos funcionários do sistema de transporte durante os horários de pico e de pelo menos 80% no restante do dia.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade