Calor intenso impulsiona faturamento de bares e restaurantes
Estudo mostra que consumo de bebidas deve crescer, em média, 40% e faturamento 15% nesses dias quentes
SBT News
O calorão, que em muitas cidades brasileiras, esteve em torno dos 40°C nesses últimos dias está deixando os donos de bares e restaurantes animados. O consumo de bebidas e o faturamento dos estabelecimentos estão em alta.
Em São Paulo, o calor forte tem feito muita gente sair de casa. É o caso da advogada Jéssica Ferracioli. "Melhor vir pro bar. Pelo menos aqui a gente consegue tomar uma água, um vinhozinho, distrair um pouco porque ficar em casa com esse calor, televisão e ventilador, não combina", diz.
A estudante de arquitetura, Mariana Lavorini, também vai na mesma pegada. Ela encontrou em um barzinho uma maneira de usufruir do que não tem em casa. "Em casa tava pior, em casa não tem ar-condicionado, não tem ventilador, não tem nada, então saímos pra dar uma volta no parque e paramos aqui."
O ar-condicionado tornou-se o chamariz dos bares e restaurantes para conquistar mais clientes. "Melhor estar em qualquer lugar dentro do ar condicionado, porque esse calor ninguém merece, né?", comenta o advogado Carlos Ferreira.
A venda de cerveja disparou em todo país, de acordo com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes. A alta é de pelo menos 40%. E isso impacta bastante no movimento do comércio.
"Com essa onda de calor, com esse calorão, que faz principalmente em São Paulo, os estados do sudeste e em todo Brasil, em geral, a gente teve um aumento de faturamento nos bares e restaurantes de cerca de 15%. Muito em função da cerveja, item principal em muitos bares que teve aumento de até 40% no consumo", diz José Eduardo de Camargo, líder de inteligência e conteúdo da Abrasel.
Esse crescimento no faturamento também é um alívio para os comerciantes, que foram bastante atingidos durante a pandemia. Luana Kanashiro, dona de um bar, disse que viveu momentos de muitas incertezas no período e, agora, conta com a ajuda do calor.
"Foi muito complicado, deu desespero, medo de não conseguir seguir. Então, graças a Deus, hoje o calor ajuda muito, principalmente por causa da comida mais leve, pegada tropical que lembra praia. Então, muita gente procurando, o calor ajuda cada vez mais a gente."
Leia também: