Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretam situação de emergência por incêndios
Desde o início do ano, mais de 1 milhão de hectares de vegetação foram queimados no Pantanal
Leandro Trindade
Os estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência por causa dos incêndios florestais no Pantanal.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Desde o início do ano, mais de 1 milhão de hectares de vegetação foram queimados no Pantanal. Ainda não há um levantamento quanto ao número de animais mortos. O fogo atingiu o Parque Estadual Encontro das Águas -- área protegida dentro do pantanal que tem a maior concentração de onças-pintadas do mundo.
O governo de Mato Grosso decretou situação de emergência devido aos incêndios florestais e pediu o auxílio do governo federal. O presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, foi à Cuiabá e participou de uma reunião de trabalho para definir estratégias de combate ao fogo.
Quatro aeronaves e 90 brigadistas reforçam o combate ao fogo a partir desta semana. Com as novas equipes, são mais de 300 pessoas atuando no Pantanal, mas a falta de chuvas atrapalha os trabalhos.
O fogo já chegou ao Matro Grosso do Sul. Em um vídeo, gravado de dentro de um carro, é possível ver bem as chamas que tomam conta da vegetação e chegam a invadir um trecho da rodovia BR-262, em Corumbá, também no Pantanal. Segundo o Instituto Homem Pantaneiro, o Corpo de Bombeiros atua para conter o incêndio na região.