Questão repetida sobre gripe H1N1 no Enem será anulada
MEC identificou que pergunta já havia sido utilizado na aplicação do Enem PPL de 2010
Camila Stucaluc
O Ministério da Educação anunciou que irá anular a questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre a gripe H1N1. Segundo a pasta, a pergunta, aplicada na prova de domingo (12.nov), não era inédita, uma vez que já havia sido utilizada na versão do exame aplicada a pessoas privadas de liberdade (Enem PPL) em 2010.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Outra questão repetida na prova, por sua vez, será mantida. É o caso da pergunta que aborda o padrão de contagem de um determinado povo indígena, que foi usado em 2003 pelo vestibular da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Neste caso, o MEC justificou que a questão se trata de uma "temática comum na disciplina da Matemática".
O segundo dia de provas do Enem foi realizado no domingo (12.nov) e contou com a participação de 68% dos inscritos. Mais de 2 mil participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico, ausentar-se antes do horário permitido ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. 859 problemas logísticos foram relatados.
+ Polícia Federal identifica oito suspeitos por vazamento de questões do Enem
"Pretendemos fazer uma grande avaliação do Enem. Já procuramos reverter a curva de inscritos, que tem sido descendente nos últimos anos. Além disso, a nossa preocupação é garantir que mais concluintes do ensino médio façam o exame. Vamos procurar mecanismos que estimulem as inscrições", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.