Temporal provoca inundações e deslizamentos de terra no Sul do país
Novo ciclone extratropical deve aumentar, neste sábado (09.nov), o volume das chuvas e provocar rajadas de vento acima de 100 km/h
Luciane Kohlmann
Estados do Sul do país estão em alerta para os efeitos de um novo ciclone extratropical, neste sábado (04.nov), que deve intensificar ainda mais as chuvas na região e provocar rajadas de vento acima de 100 km/h. Enquanto isso, municípios da região ainda tentam calcular os prejuízos provocados pelos temporais dos últimos dias.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em Barra do Rio Azul, no norte do Rio Grande do Sul, uma enxurrada arrastou carros e até uma casa. Foi a segunda enchente na cidade, em menos de 30 dias. Desde o início de outubro, já choveu mais de 1.000 milímetros, metade do esperado para todo ano de 2023.
Na fronteira oeste, apesar do sol, o rio Uruguai continua subindo. O nível da água já se aproxima da Ponte Internacional, na fronteira com a Argentina, e já cobriu bairros ribeirinhos. Mais de 5 mil pessoas estão fora de cara. O Rio Uruguai está em cota de inundação há quase um mês.
Já em Santa Catarina, a cidade Blumenau enfrenta a quinta enchente em um mês. Moradores ficaram ilhados e precisaram ser resgatados pelos bombeiros. Até o momento, mais de 120 ocorrências envolvendo deslizamentos de terra foram registrados no município.