Reforço de 149 brigadistas chega a Manaus para combater incêndios florestais
Mais 45 militares da Força Nacional também serão enviados ao município para auxiliar operações
Camila Stucaluc
Mais 149 brigadistas do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) desembarcaram em Manaus, no Amazonas, para auxiliar no combate aos incêndios florestais. Além do reforço, que aumenta o efetivo federal no estado para 289, a ação conta com dois helicópteros e uma equipe especializada no resgate da fauna.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A iniciativa acontece em meio ao aumento significativo dos incêndios florestais no Amazonas, que forçaram Manaus a entrar em estado de mobilização devido à fumaça. Segundo o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, as queimadas são resultado do tempo seco e das altas temperaturas no estado, bem como de atividades criminosas.
"As pessoas derrubam a floresta, que é úmida, esperam ela secar e queimam. A floresta tenta se regenerar e é queimada no ano seguinte; regenera de novo e queima no terceiro ano. Normalmente, são de três a cinco anos de queimada em uma mesma área para que haja o fim da floresta naquele local", disse Agostinho, reforçando que as áreas queimadas estão sendo embargadas e não receberão mais financiamento agrícola.
+ Amazonas tem 1.664 focos de incêndio, diz Ministério do Meio Ambiente
Os esforços para conter as queimadas no Amazonas também receberá apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Nesta 2ª feira (16.out), a pasta está enviando mais mais 45 militares da Força Nacional ao estado, totalizando 60 agentes trabalhando na operação. Policiais federais também auxiliam as operações, investigando, sobretudo, incêndios criminosos.