Recital no Museu do Ipiranga apresenta obras compostas por Dom Pedro I
Imperador também tinha um lado musical e escreveu várias obras, entre elas, uma valsa inédita
Amanda Garcia
O Museu do Ipiranga, que fica em São Paulo, é repleto de imagens de Dom Pedro I, o imperador que foi o grande responsável pela Independência do Brasil. Mas o que nem tudo mundo não sabe, é que Dom Pedro tinha outras habilidades, entre elas a composição musical. Sempre em tom clássico, compôs cerca de 18 obras, incluindo a melodia do Hino da Independência do Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O trabalho da musicista e historiadora, Rosana Lanzelotti, revelou uma descoberta. Enquanto realizava pesquisas para escrever um livro sobre essa habilidade de Dom Pedro I, a pesquisadora encontrou uma partitura inédita, que pode ser do imperador. Foi durante uma viagem à Paris, na Biblioteca Internacional da França, que a partitura de uma valsa, escrita em 1816, foi encontrada por acaso.
"Um austríaco que viveu no Brasil de 1816 a 1821, Sigismund von Neukomm, era professor de música de Dom Pedro e foi possivelmente ele que o estimulou a escrever música, porque a primeira menção a uma obra musical de Dom Pedro está no catálogo de Neukomm", descreve Rosana Lanzelotti.
A pesquisadora acredita que a resposta vem do coração.
"Com certeza ele já estava homenageando a noiva que chegaria um ano depois. Estamos falando de novembro de 1816 ele já era noivo de Dona Leopoldina", conta a pesquisadora.
O lugar que respira a história do Brasil ganhou um novo som. A conexão entre a música e a história fez Rosana Lanzelotti realizar uma apresentação especial sobre aquele que declamou a nossa independência. O concerto reuniu algumas das composições do músico Dom Pedro. Um presente para quem esteve no Museu do Ipiranga neste sábado (14.out).