Ex-GSI que serviu água a golpistas é ouvido na CPI da CLDF
Major Natale disse a deputados do DF que atuou para "evitar danos maiores"
Ricardo Brandt
O major do Exército José Eduardo Natale de Paula Pereira, ex-integrante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), afirmou na manhã desta 2ª feira (09.out) que atuou no 8 de janeiro, no Palácio do Planalto (Brasília), para "evitar danos maiores".
Assista:
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Natale é ouvido na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Ele aparece nas imagens de invasão ao Palácio do Planalto entregando água aos golpistas.
O ex-GSI negou qualquer facilitação ou envolvimento com as invasões e depredações no 8 de janeiro.
"Dei ordem para que todos evacuassem", afirmou. Ele explicou que entregou água aos golpistas porque eles exigiram e para evitar depredação no local.
"No esforço de conter maiores danos, sob a ótica da razoabilidade, achei que deixar que pegassem a água era razoável para que a situação não se inflamasse e aquelas pessoas saíssem do local sem maiores danos", completou.
Força Nacional
Nesta 2ª feira, a CPI da CLDF aprovou a convocação do coronel Sandro Augusto de Sales Queiroz, ex-comandante do Batalhão de Pronto Emprego da Força Nacional de Segurança.
Na semana passada, a CPMI do 8 de janeiro do Congresso rejeitou sua convocação, em votação. A convocação de Queiroz pela CPI da Câmara Distrital foi pedida pelo deputado Thiago Manzoni (PL) e aprovada por unanimidade.
Leia também: