Morre, aos 90 anos, ex-ministro do STF José Carlos Moreira Alves
Moreira Alves foi quem declarou instalada a Assembleia Nacional Constituinte, em 1º de fevereiro de 1987
Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF), José Carlos Moreira Alves morreu na madrugada desta 6ª feira (6.out) aos 90 anos. Ele estava internado em Brasília desde 23 de setembro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Nomeado para o Supremo em 1975, durante a gestão de Ernesto Geisel, Moreira Alves foi quem declarou instalada a Assembleia Nacional Constituinte, em 1º de fevereiro de 1987, que elaborou a atual Constituição Federal -- que completou 35 anos de vigência na última 4ª feira (6.out).
O velório de Moreira Alves está programado para acontecer neste sábado (7.out) no Salão Branco do STF. O presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, cancelou uma viagem internacional para participar das homenagens.
Outros integrantes da atual composição do Supremo manifestaram condolências. "Meus profundos sentimentos à família de um dos maiores juristas desta geração constitucional: Moreira Alves. Deixa um legado incontornável de magistério, jurisprudência e teoria do direito. O STF não seria o que é hoje sem Moreira. Agora parte para se fazer eterno", escreveu Gilmar na plataforma X, antigo Twitter.