Após meses de embate, Ibama concede licença para estudar se há petróleo na Bacia Potiguar
Apesar de comemorar a decisão, ministro de Minas e Energia ainda espera liberação de pesquisas na região a 500 km da Foz do Rio Amazonas
Débora Bergamasco
O Ibama acaba de conceder, na noite desta 6ª feira (29.set) a primeira licença para pesquisa de viabilidade de exploração de petróleo e gás natural na margem equatorial, que vai do Amapá ao Rio Grande do Norte. A autorização vai permitir a prospecção especificamente em alto mar, no litoral do Rio Grande do Norte, na Bacia Potiguar.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, está confiante que, com este primeiro passo, o Ibama possa também conceder autorização para a prospecção de petróleo e gás natural na margem do Amapá. O ponto onde os estudiosos acreditam haver reservas desses combustíveis fica a cerca de 500 quilômetros da foz do rio Amazonas.
O estudo no litoral do Amapá segue sem autorização.
A autorização para a Bacia Potiguar permite apenas fazer os estudos necessários para descobrir se na região há fontes desses combustíveis, quais suas características e a viabilidade técnica e econômica de uma possível exploração. Mas não se trata de uma liberação para explorar.
Alexandre Silveira, assim como o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, são defensores desse estudo e chegou a haver choque com a posição de Marina Silva, do Ministério do Meio Ambiente.