Publicidade
Brasil

Santos Dumont ganha exposição em São Paulo

Evento comemora 150º aniversário do inventor, considerado o pai da aviação

Imagem da noticia Santos Dumont ganha exposição em São Paulo
Santos Dumont também é conhecido como pai das Cataratas do Iguaçu
• Atualizado em
Publicidade

Começou nesta 6ª feira (29.set), em São Paulo, a exposição que explora os feitos de um dos maiores inventores da história. Um brasileiro que permitiu à humanidade conquistar os céus.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A  história de Santos Dumont, de um metro e meio de altura, nascido no interior de Minas Gerais, em 1873, é o tema da exposição "Santos Dumont: entre máquinas e sonhos". Ela acontece no Museu Cata-Vento em São Paulo -- para celebrar os 150 anos do pai da aviação.

"Foi o cara que imaginou e fez, projetou, construiu o primeiro avião da história, que hoje conecta o mundo inteiro. Conecta pessoas, países, mudou a relação de tempo e espaço. Quem nunca pegou um avião e falou: "caramba, agora há pouco eu estava em São Paulo, agora estou em João Pessoa, em pouco tempo!", diz Ricardo Pisanelli, curador da mostra.

A mostra tem dois espaços. No primeiro -- do lado de fora -- os destaques são uma réplica do 14-bis, avião com que Santos Dumont fez o primeiro vôo, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.

Além de pai da aviação, Alberto Santos Dumont, também é conhecido como pai das Cataratas do Iguaçu. Isso porque, ao visitar o conjunto de quedas d'água na fronteira do Brasil com argentina, em 1916, ele ficou tão maravilhado com o que viu, que sugeriu ao então governador do Estado do Paraná que tornasse aquele, um lugar para visitação pública

A exposição ficará aberta até abril do ano que vem. A ideia é fazer com que essa história possa alçar voos que atravessam gerações. O Museu do Catavento fica  na Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, em São Paulo.


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade