Lula tem prazo para dar destino ao marco temporal
Marco foi aprovado nesta 4ª feira, pelo Senado

SBT News
O presidente Lula tem 15 dias para decidir se veta ou não o projeto que cria o marco temporal aprovado, nesta 4ª feira (28.set), pelo Senado.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A aprovação do texto gerou um impasse com o Supremo Tribunal Federal, que já havia julgado inconstitucional a data limite de outubro de oitenta e oito para a demarcação de terras indígenas.
A tendência é que Lula vete o projeto. "É compromisso do governo, inclusive por não cumprir com os critérios de constitucionalidade e juridicidade, a pôr o veto na matéria", disse Randolfe Rodrigues (sem partido), líder do governo.
O supremo decidiu que os indígenas têm direito às terras que não ocupavam em outubro de 1988 quando foi promulgada a constituição. Mas no senado a decisão foi oposta, pela manutenção do marco temporal. A aprovação relâmpago foi uma resposta do congresso ao STF considerada um enfrentamento entre os dois poderes.
"Eu quero afirmar aqui, com absoluta sinceridade, com toda a franqueza, que absolutamente de nossa parte, não há nenhum tipo de sentimento revanchista em relação à suprema corte do nosso país", diz Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.
O presidente lula tem 15 dias úteis para decidir se veta ou sanciona o projeto. Mesmo que lula decida pelo veto integral do texto, parlamentares da oposição, que conseguiram até o apoio dos governistas, já articulam a derrubada. W se for necessário, dizem que irão apresentar uma Pec, proposta de emenda constitucional.
Especialista em direito ambiental, esta advogada, diz que o texto aprovado retira direitos básicos dos indígenas nas áreas que não estavam demarcadas em 1988.
+ Aterro do Flamengo: Esporte, Praia e Ensaios dos Blocos de Carnaval de Rua
+ Alinhamentos de Pedra de Carnac: Mistério e Herança Celta na Bretanha
+ Favoritos à vaga de Rosa Weber no STF se encontram na posse de Barroso