Prefeitura de São Paulo cria operação para amenizar impacto do calor em moradores
Ações são voltadas a pessoas em situação de vulnerabilidade
Guilherme Resck
A prefeitura de São Paulo criou uma operação, denominada Altas Temperaturas, com o objetivo de amenizar o impacto do calor nas pessoas em situação de vulnerabilidade. O anúncio foi feito pelo Executivo municipal nesta 3ª feira (19.set).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O bloqueio atmosférico que atingirá quase todo o Brasil nesta semana deverá resultar em temperaturas recordes para o estado de São Paulo. Segundo a Defesa Civil, na capital, os termômetros podem chegar à média histórica de 37,1ºC no próximo sábado (30.set), ultrapassando a maior temperatura máxima, de 37,8ºC, registrada em outubro de 2014.
Conforme a prefeitura, a Operação Altas Temperaturas inclui "reforço no convencimento para as pessoas procurarem a rede de acolhimento, onde poderão se abrigar do sol e encontrarão água e alimento; a instalação de dez tendas em pontos estratégicos, com fornecimento de água; reforço na compra de ventiladores em unidades de acolhimento; e disponibilização de uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição ao calor para atender essas tendas".
O Executivo ressalta ainda que o prefeito Ricardo Nunes (MDB) criou um grupo de trabalho específico para "estabelecer medidas que deverão ser adotadas para preservar a saúde das pessoas em situação de rua". Integram ele as Secretarias Municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde, Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Governo e Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima).
Veja também: