Publicidade
Brasil

PF faz operação contra fraudes no INSS em Alagoas e São Paulo

Segundo investigação da Polícia Federal, uma pessoa teve acesso ao sistema por meio de um vigilante terceirizado

Imagem da noticia PF faz operação contra fraudes no INSS em Alagoas e São Paulo
PF faz operação contra fraudes no INSS em Alagoas e São Paulo (Polícia Federal/Divulgação)
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Federal (PF) realizou, na manhã desta 3ª feira (19.set), a Operação Reatividade, contra fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Alagoas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciário do Estado de Alagoas: dois em Penedo (AL) e um em São Paulo (SP).

De acordo com a investigação da PF, as fraudes foram identificadas no final de 2022, a partir de informações repassadas pelo INSS à Coordenação de Inteligência da Previdência Social.

Os dados apontavam suspeitas de instalação indevida de equipamentos, que possibilitaram acesso aos sistemas corporativas e captura de informações trafegadas na reda da agência.

Com esses dados, os criminosos reativaram pagamento de benefícios já cancelados ou extintos e autorizaram a concessão de novos pagamentos. Ainda segundo a PF, uma pessoa teve acesso às instalações da agência por meio de um vigilante terceirizado, "tendo sido responsável pela instalação de um equipamento popularmente chamado de 'chupa-cabra', por meio do qual teve acesso às informações que propiciaram a realização das fraudes investigadas".

O INSS conseguiu impedir o recebimento ilegal de R$ 102 milhões. O prejuízo final estimado pelos investigadores foi de R$ 2 milhões.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade