Número de ocorrências por uso de celular ao volante cresceu quase 15% neste ano
Estudo revelou que digitar uma mensagem ao celular na direção aumenta em 27 vezes o risco de um acidente
Amanda Garcia
O número de ocorrências envolvendo motoristas que usam o celular enquanto dirigem aumentou quase 14,6% este ano. O levantamento é da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que comparou o segundo trimestre de 2023, que registrou 493.073 ocorrências, ao mesmo período do ano passado, com 430.710 ocorrências.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Um segundo estudo, com dados da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET) e do Memorial da Segurança no Trânsito, revelou que digitar uma mensagem ao celular na direção aumenta em 27 vezes o risco de um acidente no trânsito. Outro problema tem relação com uso de mapas por meio de telas, mesmo eles façam parte dos equipamentos dos veículos. Pessoas que utilizam este tipo de dispositivo têm 7 vezes mais chances de sofrer algum tipo de colisão do que motoristas mais atentos.
Segundo o consultor de trânsito Flamínio Fichmann, o celular, tanto o texto quanto por voz, usa no cérebro uma carga cognitiva, divide a atenção na condução do veículo com as informações recebemos ou passamos quando estamos usando o aparelho telefônico, e essa divisão faz com que aumente muitas vezes a atenção no celular e diminua a atenção no trânsito.
O risco não está apenas no uso do celular, mas também no uso de outros aparelhos, como os fones de ouvidos, que tiram a atenção dos sons da rua e representam 14% de todos os acidentes causados em vias públicas.
Em São Paulo, uma exposição imersiva promove a conscientização de motoristas, motociclistas e pedestres. O público passa por interações com games e totens informativos. A mostra começou no último sábado (16.set) e vai estar disponível até o dia 1º de outubro, no Shopping Metrô Itaquera.