Taxa de estudantes de cursos técnicos no Brasil é uma das menores do mundo
Deputada federal, Tabata Amaral (PSB-SP) falou ao Poder Expresso sobre projeto para melhorar a educação técnica
SBT News
Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil está entre os cinco países com menor porcentual de estudantes de educação profissional, considerando 45 nações analisadas. Ainda, o Brasil registra um alto índice de jovens entre 18 e 24 anos que não estudam e não trabalham: cerca de 24,4% dos jovens.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O país está atualmente à frente de três nações: Índia (9%), Canadá (10%) e África do Sul (10%). Enquanto as maiores taxas de matrículas na educação profissional estão na Eslovênia (70%) e na Croácia (70%).
Em entrevista ao Poder Expresso, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) detalhou o Projeto de Lei 6494/2019, do qual é relatora, que permite às instituições de ensino superior aproveitarem créditos obtidos pelo estudante no ensino técnico profissional, quando ambos forem de áreas relacionadas.
A proposta altera regras como acúmulo do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e do Bolsa Atleta com a remuneração da aprendizagem gerando um aumento de indteresse pela formação técnica.
Confira a entrevista:
*Estagiária sob supervisão de Gabriella Furquim