Placa de acrílico devolve autoestima a baleado com tiro de fuzil na cabeça
Prótese moldada auxilia na recuperação de jovem atingido por disparo. Rapaz foi atingido após entrar em comunidade no RJ por engano
SBT News
Um milagre. Assim pode ser definido o caso de um jovem que sobreviveu a um tiro de fuzil na cabeça. Um desafio para a medicina que, mais de um ano depois do trágico incidente, inclui uma prótese de acrílico para devolver a autoestima à vítima.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Caio Douglas Nascimento, que completou 20 anos na última 2ª feira (04.set), foi baleado após entrar por engano com a mãe na comunidade da Cidade Alta, Cordovil, zona norte do Rio de Janeiro (RJ), em fevereiro de 2022. O estudante voltava para casa após passar um final de semana com amigos em Magé, na Baixada Fluminense, quando entraram no local errado.
O carro que a família estava foi alvejado por três tiros de fuzil, tendo um deles atingido o lado direito da cabeça do jovem. Caio sobreviveu e ficou internado no Hospital Getúlio Vargas, na Penha. Após sobreviver ao disparo, mas ficar com a cabeça deformada, Caio fez a cirurgia de reconstrução do crânio no Instituto Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer e reencontrou a equipe médica que salvou sua vida.
A placa de acrílico foi moldada sob medida na cabeça do rapaz, que teve a autoestima afetada por conta da deformação. O procedimento foi realizado no fim de julho.
Para Paulo José da Mata, diretor do Instituto, o uso da prótese traz melhora na vida dos pacientes, indo além da questão estética. Já Daniela Von Zuben, a médica que fez a primeira cirurgia em Caio, a recuperação é tão surpreendente que considera o caso "um milagre".
Em casa e ao lado da família, Caio retoma a rotina, mas ainda com sequelas do disparo.
LEIA MAIS: