Publicidade
Brasil

7 de Setembro: Marinha prepara atividades sob slogan "Democracia, Soberania e União"

Força terá 500 miliares em desfile, em Brasília, na próxima 5ª feira (7.set)

Imagem da noticia 7 de Setembro: Marinha prepara atividades sob slogan "Democracia, Soberania e União"
Militares da Marinha desfilando em Brasília no 7 de Setembro de 2022 (Igor Soares e Hamilton Garcia/Ministério da Defesa)
• Atualizado em
Publicidade

A Marinha do Brasil fará uma série de atividades, em Brasília, em comemoração ao Dia da Independência - 7 de Setembro. Estão programados o desfile cívico-militar, exposições de meios e equipamentos operativos, uma inédita Parada Naval no Lago Paranoá e mais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Segundo a Força, as ações "visam divulgar o slogan 'Democracia, Soberania e União', além de convidar a sociedade a reconhecer a relevância do mar e das hidrovias no cotidiano de todos os brasileiros".

O desfile cívico-militar será realizado no próprio dia 7, a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios. Cerca de 500 militares da Marinha participarão.

Confira os eventos da Marinha previstos, conforme divulgado pela Força:

Exposição da Independência

A programação começa nesta sexta-feira (1º) com a "Exposição da Independência", no estacionamento do Parque Ana Lídia, localizado no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. No espaço da MB, os visitantes terão acesso a meios operativos, com destaque para seis viaturas blindadas e uma Lancha de Inspeção Naval Blindada. O público também poderá interagir com simuladores de paraquedismo, periscópio (utilizado para observação em submarinos) e passadiço (área do comando de um navio), além de conhecer as formas de ingresso na Força e os Programas Estratégicos da MB, que contarão com maquetes do Programa Fragatas Classe Tamandaré, do Reator Nuclear e do Submarino Convencionalmente Armado com Propulsão Nuclear. Na abertura da exposição haverá apresentação da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, às 11h, e da banda marcial do Corpo de Fuzileiros Navais às 16h do dia 03. O evento é gratuito e vai até o próximo domingo (03), sempre das 9h às 17h.

Substituição da Bandeira Nacional

No domingo (03) também será realizada a tradicional Cerimônia de Substituição da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes (DF), a partir das 10h. A solenidade, considerada uma das maiores expressões do turismo cívico do País, terá como diferencial a exposição de meios operativos, tais como blindados e embarcações, que estarão acessíveis aos visitantes. Durante a celebração, a nova bandeira é hasteada ao som do Hino Nacional, com uma salva de 21 tiros de canhão. Depois de chegar ao topo do mastro de 110 metros de altura, a antiga bandeira é arriada ao som do Hino à Bandeira. Ao final, haverá uma apresentação da Banda Marcial do Corpo de Fuzileiros Navais.

Desfile cívico-militar e Parada Naval

O desfile cívico-militar, terrestre e aéreo, acontece no dia 7 de setembro, a partir das 9h, na Esplanada dos Ministérios. A MB participará do evento com cerca de 500 militares, além de seis aeronaves e 14 viaturas blindadas, com destaque para a Viatura Blindada Leve Sobre Rodas (JLTV) de última geração, utilizada em ambientes urbanos. Mostrando a versatilidade da Força, sobrevoam a Esplanada as aeronaves da MB: Caça AF-1 (Skyhawk), UH-15/15A (Super Cougar), SH-16 (Seahawk) e AH-11 (Lynx), enquanto em terra, os blindados representam a característica anfíbia dos Fuzileiros Navais. À tarde será realizada uma inédita Parada Naval no Lago Paranoá, entre 16h e 17h30. Ao todo, serão dez embarcações da MB que sairão das proximidades do Clube da Aeronáutica, passando pelos seguintes pontos: Ponte Juscelino Kubitschek, Clube Naval de Brasília, Ponte Honestino Guimarães, Pontão do Lago Sul e Península dos Ministros.

Exposição Multimídia

A partir do Dia da Independência, o público poderá conferir o Museu das Forças Armadas com exposição multimídia, na Esplanada dos Ministérios, que vai até o dia 10 de setembro, das 9h às 17h. A área reservada à MB contará com diversos meios operativos, dentre eles o JLTV e as aeronaves navais AH-15B (Super Cougar) armada com míssil, SH-16 (Seahawk) armada com torpedo e uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), popularmente conhecida como drone, com seu lançador. A iniciativa unirá tradição e inovação, com o uso de recursos audiovisuais em telões de LED, tablets e ferramentas de realidade virtual, que permitirão ao usuário um tour simulado nas áreas internas e externas da Ilha Rasa, no Rio de Janeiro (RJ), onde se localiza um farol de elevada importância para a sinalização náutica. Além dos meios operativos da Força, o acervo da exposição reunirá uniformes históricos. A estrutura vai contemplar, ainda, um espaço para orientações sobre a segurança do tráfego aquaviário e um Hospital de Campanha para realizar orientações de atenção básica à saúde, tais como palestras de higiene bucal e informações sobre doação de sangue, medula óssea e órgãos. Outros destaques da programação incluem atividades para o público infantil, oficina de nós e demonstração de cães de guerra.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade