Indígena baleado por garimpeiros morre em Roraima
Venâncio Xirixana foi atingido por tiros em abril, na Terra Indígena Yanomami, e estava internado desde então
SBT News
O indígena Venâncio Xirixana, de 31 anos, morreu nesse domingo (20.ago), no Hospital Geral de Roraima. Em 29 de abril, ele foi baleado por garimpeiros em um ataque à comunidade Uxiú, localizada dentro da Terra Indígena Yanomami, no Alto Mucajaí (RR).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Xirixana foi atingido por tiros na região do intestino e acabou desenvolvendo uma infecção, segundo informações da Associação Indígena Ninam (Taner) e da Hutukara Associação Yanomami (HAY).
O ataque resultou na morte do agente de saúde indígena Ilson Xirixana, de 35 anos, que levou um tiro na cabeça. Um terceiro yanomami, Otoniel Xirixana, de 29 anos, foi atingido por uma bala que ficou alojada em seu pulmão esquerdo, mas sobreviveu.
"Não aguentamos mais ver o nosso sangue derramado dentro do nosso território por invasores, que além de roubarem as nossas riquezas, devastam, contaminam e nos matam. A dor do nosso povo é muito grande. Esse caso não pode ser esquecido, não pode ser só mais um. Queremos justiça! E mais uma vez reiteramos aos órgãos públicos a urgência da saída dos garimpeiros da nossa Terra-Floresta. Chega de mortes!", disseram as entidades, em nota.
Leia também: