Calendário, caneca, cremes: família Bolsonaro vende de tudo nas redes
Boa parte dos produtos está na loja virtual; 'publi' também gera renda
Gabriella Furquim
Enquanto avançam as investigações sobre o suposto comércio ilegal de joias entregues a Jair Bolsonaro, a família do ex-presidente investe na venda de produtos bem mais modestos nas redes sociais. Canecas, calendários, camisetas e produtos de skincare compõem a lista de itens oferecidos online pela esposa, nora e filhos do ex-chefe do Executivo.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Boa parte dos produtos estão reunidos em uma loja online, a Bolsonaro Store. Na última 2ª feira (14.ago), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou o lançamento de novo item do acervo do site: um calendário que traz a foto do pai sem camisa.
O item de papelaria vendido por R$ 69,90 na versão para ser instalado na parede - o calendário de mesa custa R$ 49,90 - virou notícia. Mas os milhões de seguidores dos integrantes da família nas redes sociais já conhecem bem os produtos. Eles aparecem em vídeos e fotos compartilhados com frequência.
Em alguns casos, os produtos aparecem associados à rotina da família. A caneca "mágica" que revela silhueta de Bolsonaro em contato com líquidos quentes - - e custa R$ xx -- foi indicada como presente de dia das mães por Heloísa Bolsonaro, esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro.
O aniversário do terceiro filho de Bolsonaro rendeu outra oportunidade para Heloísa mostrar os produtos da loja: o kit festa temático.
O conjunto que decorou a festa do deputado federal inclui topo de bolo, chapeuzinho, painel, enfeites, recipientes para docinhos e balões. É vendido por R$ 149.
Eduardo Bolsonaro e Heloísa são os integrantes da família mais dedicados à divulgação dos produtos da loja. Não por acaso, os dois são proprietários da empresa responsável pelo comércio: a Eduardo Bolsonaro Cursos. Criada em 2022, a firma faturou R$ 600 mil no ano, segundo declaração apresentada à Justiça Eleitoral.
Como indica o nome, inicialmente a empresa foi criada para ofertar cursos. O pacote de aulas online sobre política continua à venda e também é amplamente divulgado nas redes sociais de Eduardo. Custa R$ 598,80 à vista ou 12 vezes de R$ 49,90 e inclui um "bate-papo exclusivo" com ele.
A Bolsonaro Store foi criada depois. Em março de 2023 o objeto social da empresa passou a incluir "comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios". Atualmente, a lista de "qualificações" da firma é extensa. Inclui:
- Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente; produtos do fumo;
- Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção;
- Comércio varejista de artigos de uso doméstico não especificados anteriormente;
- Comércio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria;
- Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
- Comércio varejista de calçados e artigos de viagem;
- Edição de livros;
- Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão;
- Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão;
- Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet;
- Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet;
- Atividades de consultoria em gestão empresarial;
- Agências de publicidade;
- Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação;
- Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos.
Skincare
Eduardo e Heloísa Bolsonaro não são o único casal da família unido no propósito de divulgar produtos. O próprio ex-presidente já participou de uma "publi" da esposa, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.
Bolsonaro apareceu usando produtos da linha de cosméticos de Michelle em sociedade com o maquiador Agustin Fernandez - que recentemente foi gravado em um restaurante de Brasília atirando um copo de gelo em uma mulher que questionou Michelle sobre a suposta venda irregular de joias, alvo de investigações.
Os produtos são vendidos na loja online de Fernandez, batizada de Loja do Divo. O kit completo, com hidratante facial, sabonete de limpeza facial, máscara facial de uso noturno e sérum facial nutritivo, está na promoção: de R$ 299,80 por R$ 149,90.
Camisetas
Michelle, Eduardo e Heloísa também atuam na promoção da mesma loja de roupas: a Lucinha Camisetas.
A empresa leva o nome da dona, a empresária goiana Lucilene Correia e engaja outros integrantes da família, como os filhos Flávio e Jair Renan, que já posaram com peças da marca.
Na última semana, quando o avanço das investigações da PF dominaram as manchetes dos jornais, Michelle e Heloísa fizerem "publi" da mesma peça à venda na loja de Lucinha. Uma blusa de tricot laranja. A peça custa R$ 248.