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Calendário, caneca, cremes: família Bolsonaro vende de tudo nas redes

Boa parte dos produtos está na loja virtual; 'publi' também gera renda

Calendário, caneca, cremes:  família Bolsonaro vende de tudo nas redes
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Enquanto avançam as investigações sobre o suposto comércio ilegal de joias entregues a Jair Bolsonaro, a família do ex-presidente investe na venda de produtos bem mais modestos nas redes sociais. Canecas, calendários, camisetas e produtos de skincare compõem a lista de itens oferecidos online pela esposa, nora e filhos do ex-chefe do Executivo.

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Boa parte dos produtos estão reunidos em uma loja online, a Bolsonaro Store. Na última 2ª feira (14.ago), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) divulgou o lançamento de novo item do acervo do site: um calendário que traz a foto do pai sem camisa. 

O item de papelaria vendido por R$ 69,90 na versão para ser instalado na parede - o calendário de mesa custa R$ 49,90 - virou notícia. Mas os milhões de seguidores dos integrantes da família nas redes sociais já conhecem bem os produtos. Eles aparecem em vídeos e fotos compartilhados com frequência. 

Em alguns casos, os produtos aparecem associados à rotina da família. A caneca "mágica" que revela silhueta de Bolsonaro em contato com líquidos quentes - - e custa R$ xx -- foi indicada como presente de dia das mães por Heloísa Bolsonaro, esposa do deputado federal Eduardo Bolsonaro. 

O aniversário do terceiro filho de Bolsonaro rendeu outra oportunidade para Heloísa mostrar os produtos da loja: o kit festa temático.

Publicação mostra festa de aniversário de Eduardo Bolsonaro | Reprodução

O conjunto que decorou a festa do deputado federal inclui topo de bolo, chapeuzinho, painel, enfeites, recipientes para docinhos e balões. É vendido por R$ 149. 

Kit festa à venda na Bolsonaro Store | Reprodução

Eduardo Bolsonaro e Heloísa são os integrantes da família mais dedicados à divulgação dos produtos da loja. Não por acaso, os dois são proprietários da empresa responsável pelo comércio: a Eduardo Bolsonaro Cursos. Criada em 2022, a firma faturou R$ 600 mil no ano, segundo declaração apresentada à Justiça Eleitoral. 

Como indica o nome, inicialmente a empresa foi criada para ofertar cursos. O pacote de aulas online sobre política continua à venda e também é amplamente divulgado nas redes sociais de Eduardo. Custa R$ 598,80 à vista ou 12 vezes de R$ 49,90 e inclui um "bate-papo exclusivo" com ele.


A Bolsonaro Store foi criada depois. Em março de 2023 o objeto social da empresa passou a incluir "comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios". Atualmente, a lista de "qualificações" da firma é extensa. Inclui:

  • Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios não especificados anteriormente; produtos do fumo;
  • Comércio varejista de ferragens, madeira e materiais de construção;
  • Comércio varejista de artigos de uso doméstico não especificados anteriormente;
  • Comércio varejista de livros, jornais, revistas e papelaria;
  • Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios;
  • Comércio varejista de calçados e artigos de viagem;
  • Edição de livros;
  • Atividades de produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão;
  • Atividades de pós-produção cinematográfica, de vídeos e de programas de televisão;
  • Tratamento de dados, provedores de serviços de aplicação e serviços de hospedagem na Internet;
  • Portais, provedores de conteúdo e outros serviços de informação na Internet;
  • Atividades de consultoria em gestão empresarial;
  • Agências de publicidade;
  • Agenciamento de espaços para publicidade, exceto em veículos de comunicação;
  • Atividades de organização de eventos, exceto culturais e esportivos.

Skincare
Eduardo e Heloísa Bolsonaro não são o único casal da família unido no propósito de divulgar produtos. O próprio ex-presidente já participou de uma "publi" da esposa, a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro. 

Michelle passa produtos de sua linha de skincare em Bolsonaro | Reprodução

Bolsonaro apareceu usando produtos da linha de cosméticos de Michelle em sociedade com o maquiador Agustin Fernandez - que recentemente foi gravado em um restaurante de Brasília atirando um copo de gelo em uma mulher que questionou Michelle sobre a suposta venda irregular de joias, alvo de investigações.

Os produtos são vendidos na loja online de Fernandez, batizada de Loja do Divo. O kit completo, com hidratante facial, sabonete de limpeza facial, máscara facial de uso noturno e sérum facial nutritivo, está na promoção: de R$ 299,80 por R$ 149,90.

Promoção do kit | Reprodução

Camisetas
Michelle, Eduardo e Heloísa também atuam na promoção da mesma loja de roupas: a Lucinha Camisetas.

Eduardo Bolsonaro em vídeo de divulgação da Lucinha Camisetas | Reprodução

 A empresa leva o nome da dona, a empresária goiana Lucilene Correia e engaja outros integrantes da família, como os filhos Flávio e Jair Renan, que já posaram com peças da marca. 

O ex-presidente Jair Bolsonaro e os filhos Flávio, Eduardo e Jair Renan posam com as camisetas de Lucinha | Reprodução

Na última semana, quando o avanço das investigações da PF dominaram as manchetes dos jornais, Michelle e Heloísa fizerem "publi" da mesma peça à venda na loja de Lucinha. Uma blusa de tricot laranja. A peça custa R$ 248.

Anúncio nos stories de Heloísa Bolsonaro | Reprodução
Anúncio nos stories de Michelle Bolsonaro | Reprodução
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