(gaveta) Teatro Cego oferece experiência diferente
Peça encenada no escuro estimula os sentidos do público
SBT News
Um ambiente completamente escuro, onde não é possível enxergar nada. Esse é o cenário do espetáculo "Clarear - Somos Todos Diferentes", apresentado pela Companhia de Teatro Cego. A peça, que conta a história de quatro estudantes com personalidades muito distintas, mas com valores em comum, é criada, dirigida e encenada por pessoas com deficiência visual e tem como objetivo, além de entreter, levar à plateia conscientização sobre singularidades da vida de cegos.
Diferentemente das montagens tradicionais, onde os espectadores ficam na plateia, distantes dos atores e do cenário, no Teatro Cego o público fica em meio aos artistas e bem perto das fontes sensoriais que o levará a sentir e perceber o enredo. Não é preciso muito espaço pra causar um grande impacto. A produção capricha em detalhes como sons e aromas. Antes do início, o público recebe as instruções para vivenciar melhor a experiência. Nesta semana, os convidados foram alunos de uma escola pública de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O ator e diretor do espetáculo, Paulo Palado, conta que por meio dos aromas, dos sons e da movimentação dos atores no escuro, o espectador consegue compreender a peça e imaginar o cenário. O Teatro Cego estreou em 2012 e de lá para cá, a companhia já rodou o Brasil, com mais de 700 apresentações. Atores com e sem deficiência visual fazem parte do elenco.