Prefeitura de SP diz que vídeos de onças em parque são falsos
Secretaria do Verde e do Meio Ambiente negou que felinos estariam atacando população local
SBT News
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) de São Paulo informou que é falsa a informação de que onças estariam circulando nas redondezas do Parque Anhanguera, na zona norte da capital, e que teriam atacado a população local.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
As imagens que circulam nas redes sociais não são da região, onde não há registros de onça-pintada.
A prefeitura, responsável pela área do Parque Linear Córrego do Bispo (em implantação), acompanhou a repercussão e tranquilizou os moradores, que podem seguir com suas rotinas normalmente.
A onça pintada é o maior felino das Américas, uma das espécies mais representativas das florestas brasileiras e símbolo da resiliência da natureza, especialmente na Mata Atlântica, onde a população é mais reduzida, seja pela caça, perda de habitat e outras ações humanas.
No Sudeste, as onças-pintadas somente sobrevivem em Unidades de Conservação e outras áreas protegidas, como os Parques Estaduais Carlos Botelho, Nascentes do Paranapanema, Intervales, Turístico do Alto Ribeira e APA da Serra do Mar - que juntas formam o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba.
No município de São Paulo, a espécie tem sido monitorada no Núcleo Curucutu/Parque Estadual da Serra do Mar (PESM) e na Área de Proteção Ambiental - APA Capivari-Monos, áreas protegidas localizadas na zona sul do município, nos distritos de Parelheiros e Marsilac.
VEJA TAMBÉM: