Corpo de Léa Garcia será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Cerimônia deve acontecer na manhã 6ª feira (18.ago) e será aberta ao público
Camila Stucaluc
O corpo da atriz Léa Garcia será velado no Theatro Municipal do Rio de Janeiro na 6ª feira (18.ago). A demora da cerimônia acontece porque a artista morreu em Gramado, no Rio Grande do Sul, onde seria homenageada no festival de cinema da cidade. A expectativa é que o translado do corpo de Léa aconteça até a manhã de 6ª feira.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo a assessoria da artista, o velório deve começar às 10h e terminar às 13h. A cerimônia será aberta ao público. Na sequência, o corpo de Léa será sepultado em cerimônia restrita à família e amigos no Cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio.
Léa Garcia morreu na última 3ª feira (15.ago) por complicações cardiológicas. A artista carioca estava hospedada com o filho Marcelo Garcia em Gramado, onde receberia um Troféu Oscarito. A pedido da família, a homenagem à Léa foi mantida no festival de cinema da cidade e Marcelo recebeu o troféu em memória da mãe.
"A minha mãe morreu no glamour. Fiz questão de vir aqui porque o objetivo dela era receber este prêmio. Minha mãe me deu essa história de arte e cultura, e nessa história o show não pode parar. A Léa vive, ela está aqui, ela vai continuar", disse ele no discurso.
A trajetória de Léa teve início aos 19 anos, quando fez estreia nos palcos na peça "Rapsódia Negra", de autoria de Abdias do Nascimento. Aos 90 anos, Léa abrangia uma carreira com mais de 100 produções, incluindo cinema, teatro e televisão, com papéis marcantes em novelas como Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone.
A artista tinha uma história rica com Gramado, conquistando quatro troféus Kikito pela atuação em filmes como "Filhas do Vento" e "Hoje Tem Ragu". "[Léa] foi peça fundamental na quebra da barreira dos personagens tradicionalmente destinados a atrizes negras. Tornou-se, assim, uma referência para jovens atores e admirada pela qualidade de suas atuações", disse o Festival de Cinema do Gramado, em nota.