Apagão no Sul e no Sudeste foi "ação controlada" para proteger sistema elétrico, diz ONS
Ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) provocou queda de energia em todas as regiões do país
Emanuelle Menezes
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou, em nota divulgada na manhã desta 3ª feira (15.ago), que o apagão de energia que atingiu todo o país envolveu uma "ação controlada para evitar a propagação da ocorrência". Isso significa que a queda de energia no Sul e no Sudeste foi proposital, para proteger o sistema elétrico de danos maiores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Foram confirmadas ocorrências de falta de energia em, pelo menos, 23 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Segundo o órgão, responsável pela operação de todo o sistema elétrico nacional, às 8h31 houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que "provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste". O problema ocasionou a abertura das interligações entre essas regiões.
No Norte e no Nordeste, houve a interrupção de pelo menos 16 mil megawatts (MW) de energia. Até as 10h09, de acordo com o ONS, 7 mil MW já haviam sido recompostos.
O restabelecimento já foi concluído nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até as 10h22, segundo o Ministério de Minas e Energia, foram recompostos 27% da carga da região Norte e 68% da região Nordeste.
As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.
Leia também: