Apagão afeta cidades em todo o país
Há relatos de falta de energia em estados de todas as regiões do Brasil
Emanuelle Menezes
Um apagão nacional deixou várias cidades sem energia na manhã desta 3ª feira (15.ago). Foram confirmadas ocorrências de falta de energia em, pelo menos, 23 estados de todas as regiões do país, além do Distrito Federal. São eles: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Amazonas Energia informou que, às 07h32, ocorreu um blecaute no sistema, afetando as cidades de Manaus, Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.
No Rio Grande do Sul, o Grupo Equatorial Energia afirmou que houve perda "no suprimento de energia" devido ao Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC).
A circulação do metrô em São Paulo, Belo Horizonte, Lauro de Freitas (BA) e Salvador foi afetada. No Twitter, uma passageira publicou uma foto dentro de uma composição, desligada e com as luzes apagadas, da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo.
Velocidade reduzida mesmo não, não tem velocidade, trem desligado e parado pic.twitter.com/8G8lKu6AFw
? Tau Lins (@tau_lins) August 15, 2023
O Ministério de Minas e Energia informou que uma ocorrência na rede de operação de estados do Norte e do Nordeste interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga do Sistema Interligado Nacional. A queda nos estados das outras regiões se dá pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), procedimento que acontece de forma automática para proteger o sistema elétrico de danos maiores. Até as 9h16, 6 mil MW já haviam sido recompostos.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, determinou a criação de uma sala de situação para acompanhar o processo de retomada. Ele também requisitou a apuração das causas do incidente.
Desde as primeiras notícias da interrupção do abastecimento de energia em alguns estados nesta manhã, determinei o rápido reestabelecimento dos serviços, assim como a devida apuração dos motivos que levaram à queda de energia.
? Alexandre Silveira (@asilveiramg) August 15, 2023
As empresas de energia estão restabelecendo a alimentação gradativamente após autorização do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).