Publicidade
Brasil

Novo Ensino Médio deve aumentar carga horária das disciplinas obrigatórias

Proposta também prevê mudança na grade curricular. Relatório final será enviado ao Congresso neste ano

Imagem da noticia Novo Ensino Médio deve aumentar carga horária das disciplinas obrigatórias
Estudantes concentrados dentro de sala de aula
• Atualizado em
Publicidade

Após consulta pública feita com mais de 150 mil pessoas ligadas à educação, o Ministério da Educação elaborou o relatório que sugere que as disciplinas obrigatórias, como Português e Matemática, voltem a ter a antiga carga horária de 2400 horas. Hoje, a carga é de 1800 horas.

A grade curricular também deve ser alterada, pela segunda vez em seis anos. Com o retorno da matéria de Espanhol e mais espaço para os seguintes temas: Arte, Educação Física, Literatura, História, Sociologia, Filosofia, Geografia, Química, Física, Biologia e Educação Digital. As áreas opcionais usadas para aprofundar o conhecimento em algumas disciplinas poderão ser reduzidas de cinco para três.

O relatório final sobre o Novo Ensino Médio será enviado para o Congresso Nacional até o fim do ano. A proposta deve passar pelas Comissões de Educação da Câmara e do Senado. As considerações serão recebidas até o dia 21 de agosto. Muitos estudantes estão confusos em relação à reforma, já que o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não deve ser alterado. 

"É muita coisa, a gente acaba não conseguindo ver direito aprendendo assim pra poder nos preparar", desabafa Josy Machado, de 16 anos, estudante de uma das maiores escolas públicas de Porto Alegre. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade