Agosto Dourado: por que o aleitamento materno é tão importante?
Ministério da Saúde lançou campanha de incentivo ao aleitamento materno
É durante o mês de agosto que ações de conscientização sobre a amamentação são intensificadas. Não à toa, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) acontece logo no início do mês, entre os dias 1 e 7. Isso porque o mês é conhecido como Agosto Dourado, cor que repete o padrão ouro de qualidade do leite materno.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Mas, afinal de contas, por que o aleitamento materno é tão importante?
O leite materno tem todos os nutrientes e anticorpos necessários para o desenvolvimento da criança nos seus primeiros seis meses de vida. Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), é somente após esse período que outros alimentos devem ser acrescentamos à dieta do bebê. Mesmo assim, é recomendada a continuidade do aleitamento materno até os dois anos ou mais.
Além disso:
- O leite materno promove um melhor crescimento e desenvolvimento, esses são benefícios de longo prazo, que podem perdurar por toda infância;
- Por ser altamente nutritivo, o leite materno protege o bebê contra infecções e doenças;
- Ele é fonte de energia, proteína e nutrientes como vitamina A e ferro, crianças devidamente amamentadas tendem a ficar menos doentes;
- Amamentar logo após o parto reduz as chances de mortalidade infantil, devido ao colostro - leite amarelado e grosso que a mãe produz logo após o nascimento;
- Fortalece o vínculo entre mãe e bebê.
No mundo
O tema da Semana Mundial de Amamentação Materno (SMAM) deste ano é "Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham". A ideia da campanha é "sensibilizar governos, sistemas de saúde e comunidades para exercerem seus papéis críticos no empoderamento das famílias e na criação de salas de apoio à amamentação", como indica o cartaz da ação.
Dessa maneira, "a SMAM, coloca em destaque a importância da licença remunerada do apoio no retorno ao trabalho para o sucesso da amamentação", defende Luciene Barbosa, supervisora do departamento de banco de leite do Hospital da Mulher de Santo André.
Ainda sobre a campanha, Barbosa acrescenta que "cada passo em direção à conscientização e mudanças positivas no cenário trabalhista é fundamental para garantir o bem-estar e saúde do binômio mãe-bebê, sua família e a sociedade como um todo".
Leia também: