Publicidade
Brasil

Censo sobre quilombolas ajudará na criação de políticas públicas, diz IBGE

Pesquisa inédita do instituto com informações sobre população quilombola foi divulgada nesta 5ª (27.jul)

Imagem da noticia Censo sobre quilombolas ajudará na criação de políticas públicas, diz IBGE
IBGE (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta 5ª feira (27.jul), dados do Censo 2022 em pesquisa inédita sobre a população de quilombolas no Brasil. Ao todo, esse grupo responde por 1,3 milhão de pessoas, distribuídas em 1.696 municípios.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

De acordo com Marta Antunes, responsável pelo projeto de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, o levantamento ajudará na criação de políticas públicas voltadas aos quilombolas.

"Esses dados, além de serem panorama inédito, estão sendo divulgados a nível de município. Vão permitir que todas as políticas de saúde, educação, habitação e saneamento básico possam levar em conta esse grupo étnico diferenciado. Também permitem que o estadio direcione para as unidades da federação e regiões onde a gente tem maior presença de quilombolas políticas a essa população", explica, em entrevista ao programa Poder Expresso desta 5ª (vídeo acima).

Antunes ainda adiantou que a próxima pesquisa do Censo 2022 do IBGE será sobre povos indígenas. "Nós vamos poder dar o total de população indígena residente no Brasil e também em regiões e municípios, dentro e fora das terras indígenas. A gente vai poder comparar os dados de 2010 com os de 2022. No caso dos indígenas, a gente tem série histórica constituída", aponta.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade