Publicidade
Brasil

Prefeitura decide sacrificar capivaras com maculosa no interior de SP

Medida foi tomada após a confirmação da morte de um homem pela doença; registro é o 2º do ano na cidade

Imagem da noticia Prefeitura decide sacrificar capivaras com maculosa no interior de SP
Placa informativa vermelha com letras brancas alertando frequentadores de área pública sobre risco de contaminação por febre maculosa.
• Atualizado em
Publicidade

A Prefeitura de Mogi Mirim (SP) vai sacrificar capivaras que estiverem contaminadas pela bactéria que causa a febre maculosa. A decisão faz parte de um pacote de medidas anunciado após a confirmação da segunda morte pela doença no município.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, a contaminação de Walmir Crevellari, 59, pode ter acontecido no Complexo do Lavapés - popularmente conhecido como Zerão - e que tem a presença de capivaras. O local é usado para aulas de direção e constantemente frequentado pela vítima que era instrutor de autoescola. 

A ideia é testar todos os animais que vivem na área. Os que estiverem saudáveis serão apenas castrados, enquanto os demais serão sacrificados.

O pacote de medidas para tentar barrar o avanço da doença inclui ainda o controle de carrapatos com o corte periódico da grama e a instalação de placas informando sobre os riscos da contaminação da febre maculosa. 

A febre maculosa é transmitida pelo carrapato-estrela. Apesar de ser relacionada à doença, a capivara é somente o animal que pode ser o hospedeiro do inseto. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade