Publicidade
Brasil

Brasil celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont

Considerado o pai da aviação, ele criou o 14-Bis; feito entrou para a história da aviação

Imagem da noticia Brasil celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont
Santos Dumont é considerado o pai da aviação
• Atualizado em
Publicidade

Nesta 5ª feira (20.jul), o Brasil celebra os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, o pai da aviação. O mineiro da cidade de Palmira mudou a história da humanidade, ao ser o primeiro homem a decolar num modelo com propulsão própria.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Dumont nasceu em 20 de julho de 1873, no sul de Minas Gerais. O sonho de voar surgiu aos 15 anos, quando o jovem teve uma visão: um balão livre planando no céu de São Paulo.

Aos 18 anos, emancipado pelo pai, foi a Paris completar os estudos. Lá se admirou com os motores de combustão a petróleo, que impulsionavam os primeiros carros. Logo estava promovendo e disputando as primeiras corridas de automóveis na cidade-luz.

Aos 24 anos, Santos Dumont conseguiu a primeira decolagem bem sucedida, a bordo de um balão livre alugado. Um ano depois, em 1898, projetou e construiu o próprio exemplar.

Em 1901, Santos Dumont pilotou um balão movido a gasolina sobre Paris, na França, e ganhou um prêmio de 100 mil francos pelo feito. O sonho estava cada vez mais perto de se concretizar.

Cinco anos depois, entrou definitivamente para os livros de história, decolando com o primeiro avião, o 14-bis.

Santos Dumont se tornou o primeiro homem a decolar num avião motorizado com propulsão própria. Até então, os protótipos eram lançados ao ar por catapultas. O 14-bis é considerado uma invenção revolucionária, que abriu os caminhos da aviação moderna e transformou para sempre os meios de transporte.

Para desgosto de Santos Dumont, o avião logo passou a ser utilizado para fins bélicos. Em carta, o brasileiro pediu às autoridades francesas para que sua invenção não fosse utilizada na Primeira Guerra Mundial - desejo que não foi atendido.

A cidade de Palmira, em Minas Gerais, passou a denominar-se Santos Dumont, em homenagem ao pai da aviação. Atualmente a cidade tem cerca de 42 mil habitantes. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem na pecuária leiteira, no comércio e na indústria as principais atividades econômicas.

A prefeitura de Santos Dumont preparou um calendário de eventos para comemorar a data. As festividades vão até o próximo dia 26 deste mês.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade